Logo TechGeo
Logo TechGeo
O que é o Multibeam?
Jul 26, 2021

O multibeam (multifeixe) é uma tecnologia que tem como objetivo o levantamento hidrográfico. Os ecobatímetros mais modernos utilizam dessa solução para realizar uma batimetria mais eficiente, pois diferente do monofeixe, a multifeixe tem a capacidade de medir a profundidade do fundo, em relação a superfície da água em diversos pontos de forma simultânea. Dessa forma, a cobertura da área estudada é feita de maneira mais rápida e mais precisa, o que possibilita a confiabilidade dos dados, já que a batimetria não dependerá de nenhum tipo de interpolação.

 

No início dos anos de 1960, o Sonar Array Sounding System (SASS) foi criado pela Marinha dos Estados Unidos e, simultaneamente, com a General Instrument. O sistema tinha como o intuito mapear as amplas áreas que existem no fundo do oceano, além de contribuir para a navegação subaquática de sua força submarina. Àquela altura, a elaboração deste programa teve um papel importante para o desempenho de projetos deste segmento, o que facilitou para que eles se tornassem mais aprofundados e específicos.

Ficou com dúvida de como é realizado a batimetria multifeixe? É isso que iremos descobrir abaixo.

Os programas multifeixe emitem ondas acústicas em aspecto de leque sob o transceptor da sonda multifeixe. O tempo que leva para as ondas sonoras refletirem no fundo do mar e retornarem ao receptor é usado para calcular a profundidade exata da água. Pode-se ressaltar que esta proporção é o oposto aos outros sonares, pois os sistemas multifeixe usam beamforming para retirar informações direcionais das ondas sonoras de retorno, o que criou uma faixa de leituras que é profunda a partir de um único ping.

Agora, vamos conhecer três dos principais Multibeam da NORBIT: 

A TechGeo trabalha com os principais modelos de Multibeam do mercado, da marca NORBIT, que é uma conceituada empresa norueguesa. Considerada uma das maiores fornecedoras globais de tecnologia para levantamentos batimétricos. Os produtos NORBIT possuem soluções sob medida para negócios marítimos globais, Intelligent Traffic Systems (ITS) e proporcionam resultados de conectividade para sistemas.

Sonar multifeixe de transdutor semicircular de última geração, totalmente integrado com sistema de navegação inercial auxiliado por GNSS moderno (Applanix WaveMaster II). O iWBMS tem a largura de banda de 80 kHz, estabilização de Roll, Side Scan, coluna d'água e Backscatter já habilitados, além de interface Ethernet Simples.

O multifeixe é integrado com sensores de alto desempenho, trabalha em ambientes mais desafiadores como, por exemplo: sob pontes ou em condições de mar agitado. Conta com baixo consumo de energia e integração estreita que permite a instalação em qualquer plataforma de pesquisa. O iWBMSh STX possui varredura de feixe de transmissão eletrônico rápido, para combinar batimetria 2D comprovada em batimetria georreferenciada 3D. Além de aplicação de dragagem, experiência 4D que é obtida ao visualizar a mudança na batimetria 3D em função do tempo.

Família WINGHEAD

Estes produtos foram desenvolvidos visando o mercado profissional de ponta e exigem o melhor desempenho possível. Com sistema de sonar WINGHEAD integrado traz performance profissional sem precedentes para, entre outros: mapeamento do fundo do mar, apoio à construção de infraestrutura do fundo do mar e inspeção regular de ativos de engenharia marítima. A Família WINGHEAD é uma excelente pedida para o profissional que pretende desenvolver levantamentos batimétricos. 

E aí, gostou e quer saber mais sobre os equipamentos da NORBIT? É bem simples! Basta acessar o nosso site e ficar por dentro de todo o nosso catálogo de vendas. 😉😊


NOS SIGA NAS REDES SOCIAIS!

Instagram

Facebook

Youtube

O que são receptores GNSS
28 jun., 2021
Artigo do Blog da TechGeo sobre receptores GNSS. Para o que serve um receptor GNSS? Em que projetos um receptor GNSS pode ser usado? Quais são os receptores GNSS da TechGeo?
Por Giovane Cerqueira Costa Fajardo 17 jul., 2020
Já pensou em fazer um levantamento 20 X mais rápido do que um método convencional, com precisão de 1cm e sem criar ponto de apoio? Saiba mais ...
Share by: